Começou a época da Páscoa…

A Páscoa é uma festa muito anterior à morte de cristo. Nos primórdios, no Hemisfério Norte, era uma festa para celebrar o começo da primavera. Mais tarde, o povo judeu começou a celebrar a Páscoa, em função de sua libertação do Egito, fato ocorrido há mais de 3.200 anos. Nessa época, a palavra Páscoa já possuía um significado próprio, a “passagem” do inverno para a primavera, da escravidão para a liberdade.

Com a morte de Jesus Cristo, na sexta-feira Santa, um dia anterior às comemorações da  Páscoa judaica, também os cristãos começaram a comemorá-la, sendo o domingo o dia mais importante, o dia da ressurreição de Cristo, passagem da morte para a Vida.

Mas nessa história da Páscoa, chamada Pessah, ou Passover, na qual o dia é considerado o feriado mais importante em amas religiões, além desta tradição, e da Sexta-feira Santa, existem outras tradições. A semana santa cristã tem início no domingo anterior, chamado Domingo de Ramos, lembrando a chegada de Jesus a Jerusalém para participar da festa de Páscoa dos Judeus.

O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da primeira lua cheia após 21 de março, dia do Equinócio, que é quando o Sol passa por sobre a linha do Equador. Por isso, a sequencia de datas varia de ano para ano, sendo no máximo em 24 de abril, e transformando a Páscoa em uma festa “móvel”.

As crianças vivem dias de alegria em antecipação à procura dos ovos na manhã de Páscoa. O conteúdo que ele simboliza não é novo e era significado central na criação dos mitos de várias culturas.

OVO DE PÁSCOA

Para os cristãos o ovo se tornou símbolo da Ressurreição. Vida nova irrompe da casca dura. Cada ovo pintado com cores brilhantes, representa a luz solar. O ovo não é somente um símbolo de início de mundo, mas também um novo começo da criação que pode ser trazido para a vida em cada ser humano através da ressurreição de Cristo. Simultaneamente, é a imagem do eterno, do imortal.

COELHO DA PÁSCOA

Um símbolo que surgiu com a história passada de pai para filho: conta a lenda que imigrantes alemães, vindos de sua terra natal para a América, trouxeram na bagagem coelhos de comemoração representando a Páscoa. Uma pobre mãe alemã coloria alguns ovos e os escondia em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. espalhou-se então a história de que o coelho foi quem trouxe os ovos.

Desde os tempos mais remotos até a atualidade, estes símbolos sofreram alterações. O coelho, mais estilizado, continua sendo símbolo de fertilidade, mas os ovos, que na antiguidade eram verdadeiras obras de arte não-comestíveis, pintadas em cera e dadas como presentes, transformaram-se em guloseimas. Mesmo assim, o ovo simboliza o nascimento, a vida que retorna.

BORBOLETA

Na metamorfose de ovo para lagarta, e de crisálida presa à rigidez da morte para inseto alado de cores brilhantes, voltando para a luz do sol, na antiguidade já era considerado um símbolo da alma, pelo fato de não se extinguir após a morte física.

PÁSCOA EM CASA

Pode-se começar colhendo folhas secas e com estas construir ninhos, e aos poucos chegar galinhas, pintinhos e coelhos amigos do Coelho da Páscoa (que raríssimas vezes se deixa ver), e só no Domingo de Páscoa é que surgem os tão esperados ovinhos. Estes ovos podem ser pintados por você e seus filhos. Você verá que esta preparação trará outro sabor, sentido e cor para a festa e para as próximas que virão.

Fonte: Cordão Dourado – Escola Waldorf de Curitiba

About these ads

One response to “Começou a época da Páscoa…

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    muiito boom fiiz meu trabalho de artes
    vcs são muiito bons em historias
    vou publicar no meu blog

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s