O papel das avós de hoje

Outro dia, quando saímos para jantar com amigos, discutimos sobre as avós que a Daniela tem.
Tem três, minha mãe, minha sogra e a tia do Daniel que se entitula avó também. Conversávamos sobre a dificuldade que temos em fazer coisas que gostamos por não ter quem nos ajude com a baixinha. Não temos com quem deixá-la e não temos dinheiro para pagar babá.
As avós verdadeiras até ficam de vez em nunca, depois de muito insistir e chorar, mas sempre com os cometários “Deixa ela dormindo pra não dar trabalho”, “Não demorem porque se ela acordar não quero choradeira”, entre muitos outros.
Com esses comentários fiquei me perguntando “Será que a DAni é tão chata que nem os avós querem ficar com ela?” ou “Será que avó hoje é só pra se meter na vida dos netos e julgar as atitudes dos filhos?”… Ainda não encontrei resposta.
Outro dia pedi que meus pais ficasem um sábado a tarde com ela para irmos jogar Pôquer com amigos. Nenhum dos nossos amigos têm filhos, por isso acho chato levar criança onde só terão adultos. Meu pai resposndeu que talvez fosse ao mercado (como se a minha filha não soubesse se comportar) e “se” desse para ficar com ela ele telefonaria. Resultado, Daniel foi jogar e eu fiquei em casa com a Dani. Por que? Porque meu pai não ligou e não atendeu ao meu telefonema. Sim, fiquei muito triste, mesmo porque meu irmão mais novo sempre fica na minha casa para eles saírem, nunca neguei isso a eles.
É, é muinha filha e ninguém tem a obrigação de cuidar dela. Mas na hora da diversão estão todos lá, ou na hora da encheção não falta ninguém.
A revista Pais & Filhos deste mês trás uma repostagem sobre as aós do terceiro milênio. Sim, são muito diferentes das aós que tivémos (pessoas da minha geração, eu não conheci nenhuma das minhas avós), trabalham fora e não tem tempo de preparar quitutes. Vale a pena dar uma lida, talvez conforte o coração de alguns pais que gostariam de contar mais com a ajuda das vovós!

2 responses to “O papel das avós de hoje

  1. Amiga, eu nem cogito essa possibilidade de meus pais ficarem com meus filhos para eu sair, por isso tenho q recorrer a babá mesmo. Meus pais são de idade avançada e nesse sentido eu tenho q compreender. Eu acho q os avós de hoje, vivem a vida agitada imposta pelo cotidiano e pensam q já criaram os filhos e não tem obrigação de ficar com neto. Acho q o pensamento poderia ser mais flexível, mas fazer o que né amiga? Beijocas!

  2. Juliana Parrini

    hahahah amei seu post! Gui tem 2 avós que mimam muiiiito ele, sabe? O Menino não pode “piar” que já vem monte de coisa na mão dele, tento não me stressar com isso e claro que ele já percebeu que aki em casa não é assim não!

    Em questão de ajudar a tomar conta, as avós do Gui é mto raramente, minha sogra ama, adora, mais desde que não a stresse, nós ( e e Tiago ) pensamos milhares de vezs antes de pedir; claro que eu acho que as avós não tem a obrigação, mais pow, as vzs num sábado pra gente sair “namorar um pouquinho” hehehe, neh?!

    Por isso o Gui fica na creche depois da aula por mais 1 hora pq não tenho com deixa-lo…

    Pois é acho que não se fazem mais avós como antigamente.

    Bjokasss

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s