Escola que acolhe…

birraHá dezesseis dias minha sobrinha nasceu: ANA CLARA, nossa Santa Clara que veio clarear nossa vida. Teve alguns probleminhas pós parto, mas está em casa, e ótima.

Mas tenho sentido minha gatinha muito ciumenta. Bem, na verdade a Dani sempre foi ciumenta de tudo e de todos. Mas, desde que ela conheceu a prima, tem agido de forma diferente.

Tem feito muito xixi na calça e na cama, tem pedido para colocar fraldinha, tem feito birras e malcriações. Enfim, ela sentiu muito a vinda da prima. Mesmo todos tendo redobrado o carinho com ela.

No dia em que fomos visitar a prima em casa, ela ficou muito carinhosa com a bebê e com a Dinda, o tempo todo beijando e abraçando. Mas em casa, ela tem me deixado louca.

Ela fala que tudo é MAL,não sei onde aprendeu isso, mas ela faz alguma coisa e diz que fez porque é mal.

Na segunda corri pedir ajuda na escola, queria saber do comportamento dela lá. Além do xixi na calça, a professora não notou nada diferente, mas disse que ela está passando pela crise dos três anos! Sim, ela existe e está aqui. No nosso caso, culminou com a vinda da prima, porém ela começa um pouco antes do aniversário de três anos, porque nessa idade a criança já sabe que aniversário é um evento dela, apesar de não entender ainda o porquê.

É o momento em que a criança deixa de ser bebê e passa a ser criança. E para ela é muito difícil passar por essa transição. É grande para certas coisa e pequena para outras. É como se fosse uma adolescência na infância. A criança fica rebelde, irritada, interesseira, teimosa, respondona e tudo que os pais mais temem acontece. E, nesse momento elas precisam de limites, porque se sentem perdidas no mar de sentimentos que as invade. Aí entram em ação as pessoas que mais sofrem com essa situação: OS PAIS! Bater definitivamente não resolve, e também não resolve destrinxar um rosário de sermões porque no final a criança já não está mais nem aí para o que aconteceu.

O que me deixou em pânico era o que fazer, como agir.

E a escola foi meu Porto Seguro! Fui acolhida e hoje recebi um capítulo de um livro que explica detalhadamente as fases do desenvolvimento da criança e as crises pelas quais ela passa!

Como podem perceber, estou muito feliz e satisfeita com a escolinha da Dani! É esse colo que os pais precisam de vez em quando, e a escola deve estar preparada para dar o colo!!!!!!!!

6 responses to “Escola que acolhe…

  1. Oi Lu! nunca tinha ouvido sobre essa crise dos três anos! Ai meu Deus, tem até essa? Ótima informação, já vou me preparar rs
    E parabéns pela sobrinha! bom demais bebezinho né…
    bjs

    • Sabe, Elisa, que eu também nunca tinha ouvido falar na crise dos três anos. E achei a explicação para acontecer a tal crise muito bem fundamentada.
      Enfim… Se prepara amiga. Já está chegando a hora do Pedro Henrique entrar em crise!!!!!
      Beijokas

  2. Compartilha o livro com a gente. Você está gostando da leitura? Qual é o título e o autor?

    • Marcia, emprestei para minha cunhada ler. Assim que eu recuperá-lo escrevo título e autor para você. Vale a pena, é uma leitura gostosa e bem fácil de entender!!!!!
      Beijokas

  3. Oi! O meu bebê ainda está loooonge dessa crise dos tres anos, pois ele ainda só tem 11 meses. É… eu sei que ele ainda vai ter muitas outras no meio do caminho…🙂 Mas tambem fiquei interessada nesse livro. Vc ja tem o titulo? Poderia me passar, por favor?

    Obrigada e beijos!

    Lu

Deixe uma Resposta

