Vivência Escolar…

Esses dias afastada estão me deixando muito triste pelo pouco tempo para postar!!!! E tenho muitas coisas para compartilhar. Vou contar um pouco do fim de semana.

Sábado a escola da Dani promoveu uma interação entre pais e escola, com a vivência escolar. A princípio, achei que seria um dia em que nos mostrariam como era o dia das crianaçs na escola. Porém, naquele dia, os pais seriam os alunos. FOI LINDO! Como todas as escolas, essa também têm dias especias. O dia do aniversário da criança é um deles. Só que no dia do aniversário a criança é o centro das atenções, todos mostram o quanto ela é especial por ter nascido! E, para ilustrar o dia na escola os professores escolheram o dia do aniversário. E, para nossa surpresa, um dos pais estava de aniversário mesmo. Ele levou o bolo e o suco, escolheu a decoração da mesa e ganhou coroa e presentes (uma bola de tricô e os desenhos dos amigos – pais). Desenhamos, fizemos roda, fomos para as atividades externas, tudo como as crianças fazem nos dias em que um coleguinhas está fazendo aniversário. A idéia é mostrar que naquele dia, o especial não é a decoração ou os presentes, e sim o aniversariante.

Mas, o que me fez chorar, foi a história ao final da “aula”. Como tudo é voltado ao aniversariante, a história não foge à regra, foi contada a história de como a criança veio ao mundo. Ela é mais ou menos assim:

“Existia, há muitos anos, um castelo lindo, brilhante no céu, onde viviam muitas crianças, cada uma com seu anjo. Um dia, uma dessas crianças olhou pela janela e viu, em uma casa, lá embaixo um casal que, naquele momento desejava muito ter um filho. Aquela criança pediu então ao anjo que a levasse para junto daquele casal, pois ela sentiu que seria muito bem recebida por eles. O anjo chamou então a carruagem puxada por estrelas muito brilhantes e lá foram eles na sua nova jornada. PAraram e pediram bençãos amarelas brilhantes para o Rei Sol para que iluminasse e aquecesse sempre seu coração. Viajaram mais um pouco e pararam novamente. Agora, para pedir bençãos prateadas para a Rainha Lua, para que ela lhe desse clareza na escuridão. E prosseguiram sua viagem. Ao chegar na porta da casa, o anjo disse que menino que a partir daquele momento o menino não poderia mais vê-lo, mas que ele ficaria guardadinho no coração do garotinho, pois sempre que ele precisasse, ele deveria desejar de todo coração e sentiria o anjinho ao seu lado. E o garoto chegou à casa onde foi muito amado e trouxe muita felicidade para todos à sua volta. Essa história aconteceu há 31 anos atrás, quando Samuel, nome recebido pelo menino,  nasceu para trazer alegria a todos nós.”

 

O Pai aniversariante chamava-se Samuel e estava completando 31 anos.  Três colegas foram escolhidos pelo aniversariante para serem as estrelas que puxavam a carruagem, um amigo foi escolhido para Sol e uma amiga para Lua. Cada um ganhou uma coroa com seu respectivo desenho e encenaram o conto junto ao aniversariante. Foi maravilhoso, não tinha um pai ou uma mãe que não se emocionou com o conto!

E o dia é tão especial que a criança é quem apaga a vela após o conto, ela escolhe os coleguinhas que arrumarão sua cadeira com tecidos especiais e ganha um manto azul com desenhos dourados para simbolizar que naquele dia ela é o que existe de mais importante na escola. É tudo preparado com tanto amor e dedicação (por parte das professoras e dos coleguinhas) que fiquei emocionada pensando o quanto o aniversário da minha filha foi especial, pelo simples fato dela ser uma aluna Waldorf!

Agradeci imensamente a cada um da escola que faz os dias da minha filhota serem tão especiais, pois todos os dias são celebrados com canções, contos e amor!!!!!!!!

4 responses to “Vivência Escolar…

  1. Adorei seu blog!

  2. Reblogged this on A Lua em Você… and commented:
    uma festa de aniversário sobre o olhar da pedagogia Waldorf

  3. Obrigada por postar a história contada no dia do aniversário! sempre tive quis te-la na integra, mas toda vez que vou em uma vivencia fico tão emocionada, choro tanto, que até tento anotar quando chego em casa, mas….

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s