Stress dos pais e as consequências nos filhos!

Estresse dos pais e as conseqüências nos filhos

Já se sabe que hoje em dia o estresse afeta adultos e criança, além de trazer inúmeros prejuízos em todos os aspectos da vida, como saúde e o comportamento social, seja nos pequenos ou nos mais velhos.

O que um estudo americano sugere agora é que filhos de pais estressados são mais vulneráveis a doenças.

O trabalho foi publicado em uma revista americana especializada no assunto chamada “Brain, Behavior and Immunity”. Além do estresse, pais deprimidos também têm maiores chances de ter filhos mais propensos a doenças e infecções.

O estudo, realizado na Universidade de Rochester, acompanhou 169 crianças durante anos. Os pais registraram durante esses três anos todas as vezes que as crianças ficaram doentes. Além disso, os pais levavam as crianças de seis em seis meses para consultas com psiquiatras.

A médica Mary Caserta constatou que a ocorrência de doenças nas crianças foi maior naquelas que eram filhos de pais que tinham um alto nível de “estresse emocional”.

Já é conhecido que em pessoas estressadas há um alto nível de células imunológicas (aquelas que combatem organismos estranhos presentes no corpo) no sangue e nesse estudo foi comprovado que no sangue de crianças filhos de pais estressados também há um maior índice de células imunológicas, algo totalmente incomum nesta fase de vida.

Lembre-se, mamãe, que o estresse cria maior dificuldade em parar de fumar. Consequentemente, a mamãe fumante tende-se a tornar ainda mais tensa devido ao cigarro, aumentando o estresse, ciclo prejudicial em todos os sentidos.

Amor pra curar o estresse – A criança precisa da ajuda de adultos para que cuide do seu corpo com alimentação e aprendizagem, mas se não houver um ambiente acolhedor e com afeto e amor não é possível se desenvolver plenamente e com saúde. Pais estressados podem deixar de demonstrar carinho aos seus filhos.

Já é sabido que bebês não sobrevivem sem amor. O afeto e o amor na infância e na juventude são tão importantes para a criança quanto uma boa alimentação com as vitaminas e proteínas necessárias que o corpo necessita para funcionar adequadamente.

O estudo sobre estresse dos pais e a saúde das crianças tem uma variável que os pesquisadores apontaram: ao deixar que os pais medissem o grau de doenças dos filhos pode ter mascarado o resultado da pesquisa, já que pais mais ansiosos poderiam ter mais tendência a achar que seus filhos estavam doentes.

Mas mesmo assim, os pesquisadores afirmam e sustentam que os resultados indicam uma forte ligação entre estresse dos pais e saúde das crianças.

Dicas

Cuide de você, mamãe! Sua saúde mental e física em boa forma é essencial para que seu filho cresça saudável.

Ao entrar em casa, esqueça dos problemas do trabalho e lembre-se que você tem seus pequenos que precisam da sua atenção e amor.

Faça uma atividade que você, mamãe, goste e que lhe dê prazer e um tempo só para você. Ajuda a diminuir o estresse.

Bruno Rodrigues

Data de publicação: 16/07/2008

Stress dos pais e as consequ?encias para os filhos

6 responses to “Stress dos pais e as consequências nos filhos!

  1. Oi Lu!
    Indiquei você para participar de um memê. Espero que goste! Eu adorei!
    Link: http://ondeestaaoli.blogspot.com/2009/07/meme-de-bolso.html
    Beijocas,
    Luana e Olivia

  2. Concordo em gênero, número e grau, Lu! Com certeza, nosso estresse altera o comportamento das crianças. Passamos por uma fase bem difícil por aqui e meu filho desenvolveu asma, de uma hora para outra, sem histórico de alergia respiratória. Acho que este post é um grande alerta! Beijos, Chris!

  3. Penso nisso todo dia… principalmente quando não estou muito bem e tenho um bebê chorando no meu colo. Repiro profundamente, conto até 10 e penso que, em muitos momentos, não posso me dar o direito de ficar estressada. Sei que a Ana sente. Hoje comecei a ficar muito irritada depois de meia hora tentando fazer ela dormir e nada!! Sorte que o Rapha tava em casa e fez ela dormir. em menos de 10 minutos.

    Por isso quero tanto voltar pra yoga. E sorte minha ter uma cunhada querida que vai cuidar da minha filha linda pra eu poder cuidar da minha saúde mental e física!!

    Beijos.

    • Isa, é muito difícil, mas é possível deixar o stress de lado por nossos bebês. É um treinamento e requer muito esforço, mas o resultado é satisfatório! A lembrança mais forte que tenho é da primeira vacina da Daniela. Fiquei tão nervosa que mal consegui vestir a roupinha devolta. A noite, foi uma loucura. Ela berrava, grunhia de cólica. Depois daquilo passei a me policiar. Acho que você faz bem em voltar para a Yoga, precisamos de um tempo nosso devolta, cuidar de filho é bom, mas temos que estar bem com nós mesmo antes de cuida de outra pessoa. E até para garantir que o cuidado seja com qualidade e carinho!!!
      Beijos

    • Ahhhh… E eu é que estou feliz da vida por você delegar a mim essa responsabilidade!!! Saiba que é uma honra cuidar dessa coisa mais fofa do mundo!!!!

  4. Tenho 3 filho cuido de casa da educação de tudo quando chega atarde estou muito cansada não tenho tempo pra mim todos os dia são. Amesma coisa pra mim eu não vivo vegeto

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s