A primeira vez…

vaso quebradoA primeira vez em tudo sempre assusta!

Ontem a Dani quebrou sua primeira louça. Ela sempre me ajuda a arrumar a  mesa, mas ontem ela quis ser perfeccionista demais e acabou derrubando um prato. Eu corri para acudir, com medo que ela resolvesse sair do lugar e pisasse em um caco. Quando cheguei na cozinha ela estava congelada no lugar, com os olhos arregalados e sem piscar. Falei algumas coisas que depois me fizeram ficar com raiva de mim, coisa de mãe, eu acho: “Quantas vezes a mãe falou pra você não brincar com prato e copo de vidro?” ela me olhou com os olhinhos marejados e disse: “Eu compro outro pra você Mãe!”. Nem é preciso mencionar que meu mundo caiu!!!!! ela fez bico de choro que há muito não fazia (parecido com o bico da minha afilhada) e caiu uma lágriima, mas ela não chorou.

Ela ficou tão sentida e assustada, e queria um consolo naquela hora. E a mãe bruxa aqui ainda reforçou a culpa dela dizendo que já tinha avisado!

Conversei, peguei no colo e disse que não tinha problema, que acontecia. Contei com o reforço do Papaizão dela, que disse que todo mundo quebrava pratos e contou a história dos casamentos gregos, que pratos são quebrados para a prosperidade do casal.

Ela ficou muito mal, e eu pior. Fiquei me perguntando, por que precisamos passar por esse tipo de situação para aprender que determinadas coisas não precisam ser ditas. Que, mesmo as crianças, aprendem com as situações ruins. Eu podia ter passado sem ter reforçado nela a culpa.

Mas aprendi, me doeu tanto aquilo que agora vou avisar mas não vou mais apontar e argumentar sobre o “prato quebrado”!

4 responses to “A primeira vez…

  1. Oww,amiga, imagino como vc se sentiu, mas é tal história, se vc errou dessa vez, com certeza acertará na próxima, e talvez, a própria criança também pense assim, “se eu quebrei um prato e minha mãe brigou, na próxima vez eu serei mais cuidadosa”…não se sinta culpada, amiga, isso acontece “nas melhores famílias”…rs. Beijos!

    • Ai Ana, como é difícil ser mãe. É uma responsabilidade tão grande, isso me preocupa muito! Mas, como você disse, errei agora e tentarei não errar novamente. Foi dolorido, mas foi um aprendizado para mim e para a Dani!
      Saudades de vocês!
      Beijos

  2. ai Lu… de chorar… não sei qual será a minha reação quando chegar a minha vez, mas certamente não vou esquecer da resposta da Dani.

    O Rapha quase chorou tb…

Deixe uma Resposta

