Melhor ouvir isso, do que ser surdo…

É o que meu pai sempre diz diante das baboseiras que falam por aí. Uma pena que veículos de comunicação em massa também sejam adeptos das baboseiras.
Não costumo ver o programa Mais Você que é apresentado pela Ana Maria Braga na rede Globo pela manhã. Mas hoje era dia de consulta com a pediatra da Daniela e acabei ficando em casa até mais tarde. Bem, tive a infeliz idéia de assistir o programa da loira e, nossa… que arrependimento!
Bem, o questionamento era sobre a “cama compartilhada” (CC), o quanto é prejudicial para a criança, ao relacionamento dos pais… Foi dito cada absurdo que me revoltei e mandei a seguinte mensagem ao programa:
Bom dia Ana Maria. Gosto muito do seu programa, apesar de conseguir acompanhar de vez em quando apenas, pois meus horários não permitem que acompanhe sempre. Hoje, infelizmente acompanhei a reportagem sobre cama compartilhada e fiquei muito triste com a abordagem feita.
Tenho uma filha de três anos e praticamos a cama compartilhada desde que ela é bebê. Optamos pela “CC” por várias razões, e uma delas é garantir que minha filha sinta-se acolhida no momento em que ela precisa sentir-se assim. Ela dorme sozinha desde os quatro meses, dorme no quartinho dela e não dá trabalho nenhum na hora do soninho da tarde. Mas, no meio da noite, ela gosta de vir para minha cama e dormir abraçadinha comigo e com o pai. Já é gostoso dormir abraçada com o marido, imagine o quanto é gostoso para a criança dormir abraçada com a mãe, sentindo seu cheiro.
Essa necessidade não é eterna. Sei que um dia ela não vai querer mais dormir comigo, e nesse dia ela manifestará essa vontade. Minha filha é independente para tudo. Comer, brincar, dormir. Nào acredito que essa demonstraçào de carinho seja prejudicial. Acredito que a rejeição dos pais ao filho no meio da noite, sim, seja prejudicial. E acho um egoísmo imensurável os pais priorizarem sua vida íntima, a priorizar o conforto do filho. A cama compartilhada pode ser praticada colocando-se a cama da criança grudada com a cama dos pais e fazendo-se muitas outras adaptações. Ou seja, ela não precisa ser desconfortável para ninguém.
Enfim, gostaria que algum desses profissionais (psicólogos) apresentassem algum estudo científico, comprovando que a prática da cama compartilhada é prejudicial ao desenvolvimento da criança, porque todos apresentam muitos achismos e, pais pouco esclarecidos, acreditam nesses achismos e seguem receitas “milagrosas” para deixar os filhos chorando a noite até dormirem sozinhos sem pensar no tamanho do trauma que estão gerando nas pessoas que mais amam.
Talvez, você devesse pensar na possibilidade de levar ao seu programa um profissional que apoia a “CC” para mostrar os benefícios dessa prática, talvez isso tranquilizasse pais que a praticam e não sebam o bem que estão fazendo aos filhos!
Obrigada pelo espaço para os telespectadores manifestarem suas opiniões. E parabéns pelo seu programa, ele é ótimo!
Beijos

Um psicóloga que não deve ter filhos disse que a criança fica completamente dependente dos pais quando dorme com eles, que os pais acabam tendo a vida sexual comprometida, que as crianças começam a fazer xixi e cocô na calça para chamar a atenção dos pais, entre um mundo de outras besteiras.
Fiquei pensando, um casal que considera que dividir a cama com um filho é uma afronta à sua vida sexual não deveria ter tido filhos. Ao invés de encarar o fato como uma possibilidade de inovar (sexualmente falando), afinal, sexo não se faz só na cama (se é que me entendem!).
Deixo aqui meu questionamento: Por que esses profissionais continuam pregando a falta de amor e carinho com os filhos, sempre alegando que é prejudicial? Desde quando dormir juntinho, sentindo o cheiro do filho é prejudicial?

Beijos

One response to “Melhor ouvir isso, do que ser surdo…

  1. Falou tudo. Infelizmente o que o foi na Ana Maria é o que muita gente pensa… Assim como pensam que é bom bater, deixar chorar ou que seja normal nascer pela barriga… A gente tambem pratica CC e alem de todos os beneficios que vc citou, o bebê dorme muito melhor…

    E no final das contas vc recebeu resposta deles?

    Abracos

Deixe uma Resposta

