A importância do limite…

Sempre li muito sobre os terrible two. Quando chegamos nessa fase com a Dani foi bem complicado. eu não estava preparada para ter um overdose de paciência com ela. Então, sofri muito, junto com ela. Essa fase passou e tivemos um ano muito tranquilo. Ela sempre um doce. Obediente, compreensiva, carinhosa… A MINHA Daniela.
Há mais ou menos uns dois meses, descobri que os “terrible” não param aos dois anos.
Estamos passando pelos “terrible tree”, os “terrible four”e assim sucessivamente. Hilário, não! Não!!!!!!
A Dani muda da água para o vinho. Fica irreconhecível. Outra criança. Parace uma mini mulher de TPM. Em um momento ela beija, abraça e chama de meu amor. No momento seguinte ela grita, esperneia e teima. Vai para o quarto (ela faz isso sozinha) e destrói o quarto. Cinco minutos depois volta e fala “Pronto mãe, já parei de chilique!”. E eu nem posso rir!
Mas durante o chilique eu fico me segurando para não das uns gritos. Bem, resumindo, estava sem saber, definitivamente, o que fazer. Sou completamente contra bater. Nessas horas nem chantagem funciona. Fui pedir socorro onde??? SIM! No Cordão Dourado!
E, qual foi a minha surpresa? ela está assim na escola também, com a professora. O que me deixou muito feliz, porque ela reage assim por ter pela professora um carinho semelhante ao que tem por mim. Ela faz exatamente como faz comigo. E a professora disse que o único jeito de colocá-la nos eixos é impondo limites.
Quando ela bater, não devo devolver o tapa, mas segurar sua mão e dizer firmemente “NÃO”. Pensei “Ixi, isso não vai funcionar!”. E não é que funciona?
Bem, com relação aos tapas que ela tentava me dar, resolvido. O problema agora é o chilique, são as teimosias. Isso é difícil de controlar. Mas com muita paciência e perseverança passaremos por mais essa fase. O importante é não fazer vistas grossas a nenhuma atitude da criança que invada o limite do outro, isso deve ficar muito claro sempre.
Em breve terei meu doce de côco queimado de volta pra mim!!!

2 responses to “A importância do limite…

  1. Ai que saudade de vc, Lu. Estou voltando aos poucos á blogosfera e ver seu comentário hj de manhã no blog foi uma delícia… Bem, é engraçado como os chiliques infantis parecem com os nossos também, né. Cada dia aprendo mais com a Malu sobre infância. como ela é rica do trama da vida. E ao ler seu post começo a pensar na minha vida, percebo que toda vez que a Malu age assim como a vida é, selvagem, revoltada, eu acho que aquilo não é coisa de criança, mas de adulto…engraçado, né!
    Acho que os chiliques são mesmo coisa de criança, mulher e homem. E nós mães temos que “domesticar” essa selvageria humana para que ela possa viver no nosso mundinho certinho que dá sentido á educação. Eu tenho tido altos papos filosoficos com a Malu (risos) quando ela vira bruxa, eu explico que todo mundo é um pouco bruxa e que nunca a bruxa vai sair de dentro dela, mas que se ela deixar a bruxa domina-la ela vai ser amiga só da bruxa e corre risco de ficar sozinha.
    Quando eu viro bruxa, ela diz: mãe quer ficar sozinha pra sempre…
    bjkas e inté!
    esse é um bom papo de mãe. adorei!

    • Ai Ceila. Eu também senti saudades de você. Fiquei um pouco afastada também, mas estou tentando aos poucos voltar à ativa! Sabe que tenho exercitado minha paciência com a Dani. Mas o que me fortalece é pensar como você, que ela age como eu ou qualquer outra pessoa age. Com variações de humor. E isso tem me ajudado muito a entender e respeitar esse momento dela. Mas é assim, eles demonstram suas revoltas, frustrações e até alegrias de forma selvagem. Isso é bom, não pode reprimir. Mas tem que ter seu limite…
      Beijokas e seja bem vinda novamente à blogosfera!

Deixe uma Resposta

