Doula…

Há alguns dias contei sobre minha decepção com o obstetra que estava me acompanhando (estava porque estou à caça de outro). Mas é engraçado, não estou desesperada por isso. Acho que eu iria parir bem tranquila se estivesse comigo apenas minha doula e minha cunhada, Isabella com quem troco muitas idéias sobre maternidade ativa. Estou passando por uma fase bem complicada, cheia de conflitos e dificuldades (decisão sobre como será o parto da Alice, falta de apoio do marido para um PD, tensão que geram muitas dores e contrações, dificuldade para receber pelo meu trabalho…) e me sinto completamente incompreendida. Nessas horas tenho a Isa e a Titi, no msn ou ao telefone, para desabafar e compartilhar algumas angústias. Sim, porque considero minha cunhada Isabella minha doula também! E, por ter minhas doulas comigo tenho tido paciência e segurança de que tudo dará certo, por isso não preciso me desesperar. Afinal, não preciso de obstetra para parir, mas preciso de quem eu confie perto de mim me dando apoio físico e emocional. E para ajudá-las eu tenho lido muito sobre VBAC e me informado sobre riscos e vantagens de se ter uma parto natural após uma cesárea. Na verdade o que tenho constatado é que, a chance de sucesso em um vbac é muito maior se o parto for domiciliar por serem oferecidos à parturiente apenas estímulos naturais (massagens, homeopatias, florais, banhos de imersão…) no controle da dor e no auxílio (se necessário) à saída do bebê. Ou seja, a mulher pode se concentrar exclusivamente em seu corpo e no seu bebê, e deixar que a natureza faça o restante!

Beijos

3 responses to “Doula…

  1. é isso aí, querida!! e vai dar tudo certo!!

    é uma honra poder ser sua parceira nessa luta por um parto humanizado, e se tudo der certo (e vai), um lindo PD!!

    beijos.

  2. Lu isso é que é falar! Depois do primeiro filho o medo de parir desaparece e a mulher já não se assusta com o que diz o médico ou com o que ouve de estórias mal sucedidas. Força e vá em frente!

    • Obrigada Lia!!! Acredito que vou saber se alguma coisa não estiver indo bem. Afinal, somos mulheres, mamíferas. Ainda temos instintos!!!!
      Beijos

Deixe uma Resposta

